sábado, 24 de julho de 2010

SENTIMENTOS E ATITUDES

Quando penso no passado, sinto dor no coração
Salmo 42:4

Com certeza você já ouviu dizer que o passado não nos pertence mais, o futuro ainda não chegou e a única coisa qu temos em nossa mão é o hoje, realmente são palavras muito bonitas e inspiradoras, contudo na prática as coisas não são bem assim, na verdade o seu passado enfluencia o seu hoje, o que você está vivendo hoje são consequências de suas atitudes do passado, é sim, é a "lei da semeadura", hoje mesmo, que pode parecer um dia comum, é fundamental para o seu futuro, por isso preste bem atenção em suas atitudes.

Talvez não seja seu caso, mas foi o meu por um longoooo tempo, acontecia justamente quando eu me encontrava sozinha no meu quarto, precisamente deitada em minha cama. O mais intrigante de lembrar do passado é que eu o vivia com toda "intensidade" passava horas e horas pensando: "ah se eu tivesse sido menos egoísta e pensado mais no outro e menos em mim", "ah se eu tivesse sido menos orgulhosa e mais humilde", "ah se eu tivesse controlado  meu estresse e raiva", "ah se eu tivesse demonstrado meus sentimentos reais, em vez de escondê-los para não mostrar minhas necessidades"...Puxa, "foi tudo por água abaixo , agora é tarde... E essa foi minha "luta", não conseguia demonstrar ou controlar meus nervos e meus sentimentos, até que conseguir perceber o mal que estava causando a mim e às pessoas ao meu redor. Viver lamentando o passado não me levaria a lugar algum, não me traria pessoas queridas, não voltaria aquele momento que foi "único", não mais...


A Bíblia diz em Provérbios 15:13: "O coração alegre aformoseia o rosto, mas com tristeza do coração o espírito se abate".

Era o que acontecia comigo, estava abatida de espírito, na alma e no corpo, foi então  que tomei uma atitude e pensei: "Em vez de ficar lamentando as atitudes do passado, posso usar os exemplos negativos do meu passado e transformá-los de forma positiva no presente para um futuro melhor, se escondi meus sentimentos ao invés de demonstrá-los, hoje deixarei que eles venham florescer".

Você acha que foi fácil para mim? De forma alguma. Foi bastante doloroso ter que abrir o coração e deixar de posar de "durona", ainda mais para uma colérica assumida como eu, mas se não começasse algum dia, talvez nunca soubesse qual era a sensação.

Sabe, confessar medos e fraquezas é visto como perigoso para o nosso prestígio social, pois pode sinalizar insegurança. A civilização e a cultura não nos ajudam a desabafar. Somos condicionados a não dizer o que sentimos, principalmente se esse sentimento for percebido como algo que nos inferioriza ou nos prende a alguém.

Foi aí que comecei a enfrentar aquele "bicho-papão", que aterrorizava meus relacionamentos: sociais, sentimentais e espirituais. Me ajudou a ser uma pessoa melhor e gostaria de compartilhar com vocês:

-Demonstre seus sentimentos, pois eles preparam o corpo para uma reação. Sua repressão, seja qual for, é tremendamente maléfica para o organismo e deve ser evitada tanto quanto possível.

-Por outro lado tente controlar a expressão de suas emoções, isto é constitui um dos recursos mais potentes para o equilíbrio pessoal e para relacionamentos interpessoais satisfatórios. Na verdade, temos regras sociais para expressar os nossos sentimentos de forma a não ferir ninguém, nem a nós mesmos.

-Não bloqueie seus sentimentos, não "engula o choro" (lembrei quando papai me dava bronca: "engole esse choro menina!", rs), e nem se envergonhe por emocionar-se diante das pessoas. A forma como as pessoas expressão seus sentimentos constitui-se numa competência social muito importante.

-Seja espontâneo, demonstre seus sentimentos com espontaneidade e adequação, pois o corpo conserva dentro de si a energia produzida pelas emoções. Se ela não é aproveitada, permanece estagnada em alguma parte do nosso corpo, em geral no ponto mais frágil de cada um de nós, causando até mesmo, certas doenças (olha eu dando uma de médica, rs).

-Não se envergonhe da tristeza, a dor revelada diminue as tensões geradas pelas perdas. As pessoas que suportam a dor sozinhas, adoecem com mais frequência e de maneira mais grave que aquelas que verbalizam suas dores.

-Compartilhe também as coisas boas, pois confessar o que sentimos é bom para o corpo e para alma.

-Fale. Utilize-se da "palavra", pois quando bem utilizada, no tom e na hora certa, é uma excelente forma de expressar o que nos vai na alma. Saiba também que a palavra por si só não basta para dizer o que sentimos, mas é um valioso auxiliar.

-Quando o sentimento for de raiva, use toda energia para comunicar com firmeza e determinação o que está sentindo, mas controle seus nervos. Não é preciso usar a agressividade ou a violência para que acreditem em você ou coisa do tipo.

-O estresse é uma forte manifestação da nossa dificuldade de lidar com as emoções e com as pressões externas que as desencadeiam. As pessoas que inibem seus sentimentos e sua expressão tornam-se seres "emocionalmente obstruídos" e isto fará com que elas falem com linguagem "dos órgãos". Quer dizer, o adoecer de determinados órgãos do corpo, é a forma incosciente do indivíduo prolongar o sofrimento, já que não consegue extravasar de outra forma.

-E por ultimo, mas não menos importante, se sentir no coração, no corpo e na alma aquele sentimento lindo, por alguém especial, não importa quem seja a pessoa, seja quem for, não deixe de dizer: "eu te amo", só porque você achava que aquele ainda não era o momento certo.


Sentimentos e atitudes são fáceis de mudar, quer dizer fácill, fácil, fácil não é, mas, basta você querer, rs, pense nisso!


ps: há cada dia estou tentando e sabia que está me fazendo bem...


Cacau...

4 comentários:

  1. Como as coias são...

    O mais interessante é que, ontém quando postei esse artigo, fiquei sabendo depois que mamãe estava magoada comigo, o pior de tudo é que nem sabia o que tinha feito, e quando eu soube tentei mudar a situação...
    Fiz isso hoje pela manhã, mas sabe aquela pessoa sem jeito, era eu, fiquei conversando, convesando com ela e assunto vai e assunto vem e nada de entrar no tal assunto do dia passado, até que olhei bem em seus olhos e disse: "mãe me perdoa se eu te magoei, me perdoa em nome de Jesus" e comecei a chorar e ela também chorou e disse: "é claro que eu te perdou filha" me abraçou e me beijou.
    Se não tivesse feito isso, nunca sentiria aquela sensação de perdão recebido, nossa e que sensação boa, e como é bom dar e receber carinho pra alguém que amamos.
    Pode parece besteira, mas quantas pessoas nós já magoamos na estrada da nossa vida e nem percebemos o que fizemos, se essas pessoas ainda estiverem perto de você e você sentir no coração de fazer algo, faça, não deixe a vida passar e depois se arrepender do que poderia ter feito.
    Só temos essa vida, o que levamos da vida é a vida que se leva...

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma paciênciaaa,como todos,mas com mainha e meu irmão estourei hoje,como eles^^) mas vou perdir desculpa,eles na verdade querem ser meus amigos,saber o que faço.Euuu vou me controlar haha.

    ResponderExcluir
  3. Fico tão feliz em ti vê aqui Queyllinhaaaa e fico + feliz ainda em saber que vc vai tentar se controlar...ahhh menina sábia!!!

    bjinhuus

    ResponderExcluir
  4. tbm acredito nessa facilidade ... bjos qrida, me edificou muito teu texto

    ResponderExcluir