quinta-feira, 15 de julho de 2010

Noiva ou meretriz?

A aproximação do homem a Deus deve ter como motivo principal o reconhecimento de que Ele é o Senhor absoluto sobre tudo e todos. A Palavra de Deus é clara, e nos orienta quanto à necessidade de santificarmos a Cristo como Senhor em nosso coração (I Pedro 3.15). No entanto, nem sempre é isso que acontece (e, porque não dizer: dificilmente): muitos o querem apenas como Salvador, e não como Senhor. Do mesmo modo que o Pedro pré-conversão, ao mesmo tempo em que chamam Jesus de Senhor, recusam-se a ouvir sua voz (João 13.6,8). Chamar Jesus de Senhor é fácil; difícil é obedecê-lo como Senhor em tudo.
Observamos no Antigo Testamento Jeová repreendendo severamente seu povo que, por repetidas vezes, se apartava d’Ele para seguir após outros deuses. Abandonava ao Senhor e se achegava às abominações de outros povos. Em algumas ocasiões, Israel foi até mesmo comparada a uma meretriz, uma vez que o afastamento de seu “esposo” se assemelhava à prostituição (e.g., Ezequiel 16 e o livro de Oséias). E, por vezes, Israel se prostituía literalmente, cometendo os pecados mais horrendos contra o Todo-Poderoso. Ao se desviar do único Deus com a finalidade de adorar ídolos, Israel foi por Ele considerado um caso de infidelidade espiritual.
De certa forma, a história se repete com a igreja, em nossos dias. Porém, ao invés de trair o SENHOR com Baal, Moloque, Astarote, etc., os “deuses” da igreja são outros: o poder, o orgulho, a fama, o “eu”, a denominação, o dinheiro, “artistas” gospel, pregadores e homens em busca da fama a qualquer preço.
Os púlpitos por vezes se assemelham a palcos, onde os “levitas” e “conferencistas” se portam como artistas, querendo para si o foco dos holofotes. E a igreja brasileira, conivente, diz amém. Afinal, não importa se os cultos não estão sendo cristocêntricos: o que importa são os lucros e dividendos auferidos.
E, o que é ainda pior: tal qual uma meretriz, tem se mostrado interesseira ao extremo. Vejamos a constante aproximação com políticos de conduta nada ilibada, com os púlpitos sendo cedidos como palanque eleitoral para pessoas que sequer professam o cristianismo. Tudo em troca, quem sabe, de um cargo de assessor ou de um bem material qualquer. Isso para não citar outros interesses escusos, notórios nas disputas por posições e por liderança intra e extra-eclesiástica...

Sem levar ainda em consideração o fato de que, ocasiões há em que Deus é seguido por mero interesse (como faz uma meretriz). Numa atitude repugnante, o seguem por aquilo que Ele pode dar, e não por aquilo que Ele é. Interessados em usufruir as bênçãos, mas não em ser fiel ao Abençoador. E, como a mulher adúltera, após cometer seus desvios, “(...) ela come, e limpa a sua boca, e diz: Não cometi maldade” (Provérbios 30.20).
“Ah, mas hoje vivemos na dispensação da Graça, e não da Lei. Não queira nos comparar com Israel!”, poderão dizer alguns. Sim, mas conquanto hoje tenhamos a Graça e o Espírito Santo conosco, a infidelidade e a leviandade do povo continuam as mesmas. De igual maneira, ocorre com a dureza de coração.




Louvemos a Deus porque a Igreja invisível, aquela por quem Cristo morreu e que vai ser por Ele arrebatada, permanece “(...) gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Efésios 5.27). Por outro lado, lamentamos o fato de que a igreja visível, a igreja enquanto organização humana, cada vez mais chafurda no lodo. Cada vez mais abraça propósitos meramente humanos e se afasta dos desígnios divinos.
Não basta ser “evangélico”. É preciso ser cristão. Seguidor de Cristo. Imitador de Cristo. Noiva imaculada, e não uma interesseira meretriz.
Que o Senhor nos abençoe e tenha misericórdia de nós.


Soli Deo Gloria

Alessandro Cristian

9 comentários:

  1. É uma triste realidade em nossos dias. Transformamos nossos altares em plataformas ou palcos, cheios de luzes e efeitos hipnotizantes, que não trazem a glória de Deus, mas sim, um sensacionalismo momentaneo que não agrada a Deus. Palavras ousadas e verdadeiras. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pelo apoio, Cacau.
    Se quiser colocar um link para meu blog, melhor ainda (rsrs).
    Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu blog, Cacau.
    Me senti muito bem visitando.
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo, infelizmente é uma triste realidade, mas ainda temos uma esperança que é amar a Deus acima de todas as coisas!


    Vivamos o amor puro sem mácula, ou melhor voltemos ao 1º amor, obrigada minha querida Deus te proteja sempre!

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Alessandro Cristian

    Fique à vontade... e não esqueça de voltar viu!

    ps: vou colocar seu link sim!!!

    =)

    Paz

    ResponderExcluir
  6. querida. Deus abençoe sua vida!
    o blog está lindo.
    e eu espero realmente ser a noiva hehe
    irrepreensivel, q erra mas aprende e passa de fase!
    com carinho.

    ResponderExcluir
  7. ^
    ^
    ^
    Pois é, que erra sim, mas com uma enorme vontade de acertar, rs, e vamos prosseguido para o ALVO!

    Fique à vontade viu, creio que fazemos parte da mesma FAMÍLIA!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Minha irmã, não é com alegria que leio tuas palavras, mas louvo à Deus por tê-las dado a ti.

    É uma triste realidade que toma conta da, como bem disseste, "igreja visível". Uma igreja hipócrita e cheia de soberba!!!
    Os elementos mudaram, mas a história de Israel se repete integralmente!

    Apenas como um exemplo, dentre tantos, nesses últimos dias tenho meditado sobre um dos aspectos que citaste: a idolatria. Quantas "denominações" desta "igreja visível" a praticam sem nenhum constrangimento, servindo à Mamom e desprezando à Deus??

    Deus continue a te usar e te abençoar!

    Giancarlo.

    ResponderExcluir
  9. Giancarlo meu irmão...

    Realmente não é uma alegria, mas uma triste realidade dos nossos dias, quando lemos a Bíblia meditamos e nos perguntamos por que esse povo ainda adora ídolos se Deus está no meio deles?
    É, os tempos mudaram mas a prática é a mesma!
    Façamos diferença nesses dias amado!

    Somente a Ele toda glória, louvor e adoração!

    ResponderExcluir